Outras Casas (das Histórias Paula Rego)

Desta vez a Casa das Histórias da Paula Rego, em Cascais, que tem até 12 de Junho a exposição: "My Choice" - Obra seleccionadas por Paula Rego na colecção British Council e até 19 de Junho "Os Anos da Proles Wall".

 Projecto do Arquitecto Souto Moura.











Big Brother is watching You

 “Mil Novecentos e Oitenta e Quatro”(1984) de George Orwell, escrito em 1948, na era do Pós-Guerra, foi o mote inspirador para os dez grandes painéis da Paula Rego intitulados “Os Anos da Proles Wall” (Proles – termo inventado por Orwell para designar proletariado) que pertencem ao CAM - Fundação Calouste Gulbenkian.
Não se trata de uma ilustração da história, mas como escreveu “Os meus temas favoritos são os “jogos” provocados pelo poder, o domínio e as hierarquias. Dá-me sempre vontade de pôr tudo de pernas para o ar, desalojar a ordem estabelecida, alterar as heroínas e os imbecis.”
É o caso da rapariga, caracterizada de vermelho, não com a faixa da castidade, insígnia da Liga Juvenil Anti-Sexo, mas na aparente alusão ao desejo transgressor de uma boca pintada com baton, ou o caso de Winston Smith, o protagonista da história auto desigando como homem morto por crimepensar, surge representado como um urso em queda, etc.
Acho, cada vez mais, que vale mesmo a pena, fazer as visitas guiadas aos museus.

Bibliografia:
Desdobrável da Exposição, Ana Ruivo
Consultant, Casa das Histórias Paula Rego

Sem comentários:

Enviar um comentário